Quem tem trinta e poucos anos, lembra como era divertido esperar o sábado e o domingo para passear no mini-zoologico do Missionário. Era uma verdadeira festa visitar animais, que para nós, eram exóticos. Andar no pedalinho do Tanque dos Missionários era maravilhoso. Hoje, nossas crianças e adolescentes não têm mais locais de lazer e, acima de tudo, locais voltados para celebrar a natureza. Temos, sim, uma geração que acredita apenas no vídeo game, que não sabe o mundo maravilhoso que os cercam e, que na sua maioria não têm contato direto com a natureza.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
O Tanque dos Missionários
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
O Rio Real
Quem vê a quantidade de água do Rio Real ao chegar em Pontal, próximo a Mangue Seco, não acredita que é o mesmo rio que divide a cidade de Tobias Barreto-Se com o povoado Lagoa Redonda-Ba. É realmente revoltante a quantidade de lixo encontrada nas margens que ladeiam o rio, tanto do lado sergipano quanto do lado baiano. Em um tempo que se prega tanto a qualidade da água no planeta, temos duas cidades que deveriam lutar para manter a qualidade da água no seu território e que fazem o contrário. Na cidade de Tobias Barreto, nada é feito para que se amenize o problema, os esgotos são lançados sem cerimônia no Rio que sofre a degradação sem nada poder fazer. Os tobienses, nada fazem. Percebe-se então que eles acreditam que somente o governo pode resolver a situação. No entanto, ser cidadão é algo totalmente fora dos limites de muitos munícipes, pois se a população exigisse políticas públicas e eficazes e que beneficiassem o meio ambiente muitas coisas poderiam ser feitas e, dentre elas, a despoluição do Rio Real.
Vale ressaltar que o meio ambiente é responsabilidade de todos que compõe a nação pois, todos nós vivemos neste mundo. O planeta é o nosso legado mais valioso e, não podemos relegá-lo a segundo plano. A nossa existência depende única e exclusivamente das atitudes que tomamos para proteger o meio ambiente.
As futuras gerações, assim como nós estamos fazendo hoje, têm obrigação de buscar soluções para acabar com este descaso, uma vez que no futuro seremos os mais prejudicados pela irresponsabilidade das gerações passadas que muitas vezes fizeram atrocidades contra o meio ambiente não por maldade, mas, por ignorância; por não saber que o futuro da humanidade depende da preservação do planeta em que vive.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
A Lagoa da Porta
A Lagoa da Porta nos remete até o começo dos anos de 1940. Praticamente o fluxo do Rio Real já não era como antigamente e a água já era um pouco poluída. Do outro lado estava o Rio Jabeberi, que já não tinha um curso normal como há 50 anos.
O prefeito da época, o saudoso José Menezes, teve a idéia de cavar um tanque. Porem, o trabalho foi executado pelo Sr Raimundo Geraldo, em sua administração. Isso aconteceu mais ou menos no início dos anos de 1950. Em meio à escavação perceberam um escoamento que vinha de um “olho d’água” gerado de um rio proveniente do Rio Real. Após a escavação, as chuvas encheram a Lagoa. A partir daí a população de Campos, atual Tobias Barreto, começou a comer e a beber desse manancial.
Houve uma época em que o Sr Raimundo Geraldo proibiu a pesca num período de cinco meses devido à desova. Dois ou três meses após a desova, a pesca foi liberada, saciando a fome de várias famílias.
É importante frisar que naquela época a população preservava a limpeza, não só dos mananciais, como também da própria cidade.
Com as outras administrações, houve o escoamento dos esgotos e das águas pluviais diretamente para a Lagoa; com isso, os peixes foram morrendo.
Na administração do prefeito Luiz Alves de Oliveira Filho, houve a tentativa de revitalização da Lagoa da Porta, procurando mudar a direção dos esgotos, sem sucesso; pois, a sua administração chegou ao final antes que isso acontecesse.
Até então, nenhuma administração tomou consciência da real importância de salvar um ambiente que tão bem fez à população de nossa região, mais precisamente, de nossa Tobias Barreto.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Oficina de blog
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amintas Leopoldino Ramos: Viviane Alves Santana, Shirley Miranda, Afonso Alves, Diego Santos e Rogério Carlos Santos, juntamente com o professor Valtencir Lemos, participaram da oficina de blog, realizada na Escola Estadual Abelardo Barreto do Rosário, no dia 13 de agosto de 2009 realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Comunicação/Mídia Jovem, Secretaria de Estado da Educação, Oi futuro/EMSETUR e o Governo do Estado.